Não é novidade que as compras online têm um impacto significativo nas receitas das empresas. Isto deve-se à alteração de comportamentos dos consumidores, cada vez mais familiarizados com o processo de compra online e alimentado pelos confinamentos em 2020, que fomentou este crescimento através da necessidade de saúde, sendo um ótimo meio de evitar riscos desnecessários.
Black Friday
Na última sexta-feira de Novembro, todos os anos, a antecipada Black Friday cria sempre bastante tumulto, devido à magnitude de adoção de comportamentos consumistas desta época de descontos e são muitas as empresas que querem recolher os benefícios. Assim fica a questão: como posso preparar a minha marca para uma Black Friday de sucesso?
Preparação
Apesar de ser uma campanha relativamente curta, a preparação deve começar com pelo menos 3 meses de antecedência.
Numa primeira fase é importante:
- Definir objetivos;
- Alocar orçamento;
- Investigar o mercado, perceber tendências e a concorrência;
A segunda fase deve prender-se com:
- Criar uma estratégia de preços que seja vantajosa para os consumidores e assegure o rentabilidade da empresa;
- Analisar e encomendar inventário para evitar ruturas durante a Black Friday;
- Identificar os melhores produtos para promover.
Numa terceira fase, com pelo menos um mês de antecedência:
- Análise de website, assim como a capacidade de suster uma elevada quantidade de tráfego em simultâneo;
- Preparar as campanhas promocionais e outros materiais necessários.
Duas a três semanas antes da Black Friday:
- É altura de começar a lançar as campanhas de teaser para a Black Friday através dos canais pertinentes;
- Preparar os últimos testes que sejam necessários antes da execução final.
Durante a Black Friday também importa:
- Lançar todas as campanhas e promoções;
- Monitorizar o impacto das promoções e adaptar a estratégia inicial consoante os resultados
É importante conseguir adaptar a estratégia consoante os resultados, sendo que para tal as fases anteriores de preparação para a Black Friday devem de testar as várias hipóteses, fazendo análises de viabilidade de diferentes estratégias, de forma a não perder uma das épocas mais importantes para o e-commerce.
Por outro lado é crucial fazer uma análise inicial para entender se a Black Friday faz sentido para a sua marca. Pode ser inconsistente com a marca, devido a fatores como rentabilidade ou até tipologia da marca: empresas focadas em sustentabilidade podem não ver a Black Friday como uma opção viável devido à necessidade de práticas de descontos agressivos, algo que vai contra os valores da marca.
Na Pelican Bay somos especialistas em criar estratégias rentáveis para épocas importantes como a Black Friday. Se a sua marca precisa de experts no digital, não hesite em contactar.