Black Friday: o guia para uma época de sucesso

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Não é novidade que as compras online têm um impacto significativo nas receitas das empresas. Isto deve-se à alteração de comportamentos dos consumidores, cada vez mais familiarizados com o processo de compra online e alimentado pelos confinamentos em 2020, que fomentou este crescimento através da necessidade de saúde, sendo um ótimo meio de evitar riscos desnecessários.

Black Friday

Na última sexta-feira de Novembro, todos os anos, a antecipada Black Friday cria sempre bastante tumulto, devido à magnitude de adoção de comportamentos consumistas desta época de descontos e são muitas as empresas que querem recolher os benefícios. Assim fica a questão: como posso preparar a minha marca para uma Black Friday de sucesso?

Preparação

Apesar de ser uma campanha relativamente curta, a preparação deve começar com pelo menos 3 meses de antecedência. 

Numa primeira fase é importante:

  • Definir objetivos;
  • Alocar orçamento;
  • Investigar o mercado, perceber tendências e a concorrência;

A segunda fase deve prender-se com:

  • Criar uma estratégia de preços que seja vantajosa para os consumidores e assegure o rentabilidade da empresa;
  • Analisar e encomendar inventário para evitar ruturas durante a Black Friday;
  • Identificar os melhores produtos para promover.

Numa terceira fase, com pelo menos um mês de antecedência:

  • Análise de website, assim como a capacidade de suster uma elevada quantidade de tráfego em simultâneo;
  • Preparar as campanhas promocionais e outros materiais necessários.

Duas a três semanas antes da Black Friday:

  • É altura de começar a lançar as campanhas de teaser para a Black Friday através dos canais pertinentes;
  • Preparar os últimos testes que sejam necessários antes da execução final.

Durante a Black Friday também importa:

  • Lançar todas as campanhas e promoções;
  • Monitorizar o impacto das promoções e adaptar a estratégia inicial consoante os resultados

É importante conseguir adaptar a estratégia consoante os resultados, sendo que para tal as fases anteriores de preparação para a Black Friday devem de testar as várias hipóteses, fazendo análises de viabilidade de diferentes estratégias, de forma a não perder uma das épocas mais importantes para o e-commerce.

Por outro lado é crucial fazer uma análise inicial para entender se a Black Friday faz sentido para a sua marca. Pode ser inconsistente com a marca, devido a fatores como rentabilidade ou até tipologia da marca: empresas focadas em sustentabilidade podem não ver a Black Friday como uma opção viável devido à necessidade de práticas de descontos agressivos, algo que vai contra os valores da marca.

Na Pelican Bay somos especialistas em criar estratégias rentáveis para épocas importantes como a Black Friday. Se a sua marca precisa de experts no digital, não hesite em contactar.

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