Como funciona a monetização das redes sociais?
Com um público vasto que engloba tanto pessoas como empresas sob o mesmo teto, as redes sociais são vastamente reconhecidas como uma das melhores formas de conectar pessoas e negócios. Mas como funciona a monetização?
São 5 as formas das redes sociais fazerem dinheiro:
São 5 as formas das redes sociais fazerem dinheiro:
- Anúncios
- Recolha de dados
- Funcionalidades Premium
- E-Commerce
- Conteúdo Patrocinado
Anúncios
São a fonte primária e mais comum, que pretende providenciar um espaço atrativo para as empresas que procuram ter impacto no seu público-alvo. Estes negócios são assim capazes de disponibilizar conteúdo diferenciado e personalizado através da utilização de algoritmos sofisticados e de dados dos utilizadores.
Na próxima vez que navegar no seu feed de Instagram tenha em atenção às marcas que lhe aparecem entre as publicações dos seus amigos. Certamente não será coincidência as marcas e produtos que lhe são recomendadas.
Panorama atual
Recentemente plataformas como o Snapchat e o X (antigo Twitter), já passaram a ter serviços pagos, no entanto o foco está em melhorar a qualidade de serviço, com funcionalidades desbloqueadas através da subscrição.
Por sua vez, a Meta (empresa-mãe do Facebook e Instagram) anunciou que passará a ter uma versão sem anúncios através de uma subscrição mensal, tanto no Facebook como no Instagram.
Adicionalmente, o TikTok já está em preparações para implementar um plano semelhante, apesar de reportar valores nos seus lucros no valor de 8,8 bilhões de euros em 2022, sendo que a maioria se origina em anúncios na plataforma.
Qual será o impacto no meu negócio?
À primeira vista poderá parecer benéfico para os utilizadores, pois desbloqueia a opção de receber ou não anúncios durante o scroll diário. Vendo por outra perspetiva, as redes sociais são uma fonte importante para as marcas comunicarem os seus produtos e serviços, sendo que quanto maior a porção de utilizadores pagos, menor será o público-alvo que poderão atingir com as suas comunicações.
No entanto, a escolha entre ter um serviço sem anúncios atualmente não é apelativo para a maioria dos utilizadores, pois temos vivido com redes sociais há cerca de 10 anos com os mesmos. Até ao valor adicionado às versões premium, que podem (e devem) incluir a navegação sem anúncios, for justo para os utilizadores, é seguro estabelecer que continuaremos a viver com anúncios.