Facebook Ads: Como implementar o Pixel?

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Leitura sugerida:  Facebook Pixel: O que é e qual a sua importância?
Já se questionou como implementar o Pixel do Facebook no seu website de forma a medir as conversões das campanhas de forma eficaz? Neste artigo será partilhado o passo a passo de como o fazer.
Existem diversas formas de implementar o Facebook Ads Pixel, adicionando código diretamente no seu website, utilizando plugins, e através do Google Tag Manager. O método que a Pelican Bay recomenda é a implementação através do Google Tag Manager, sendo uma configuração de dificuldade média, contudo seguindo o passo a passo que será partilhado neste artigo, torna-se num processo mais simples.

Prós e contras de cada método:

Adição de código no website

  • Este processo é o mais complexo, requer conhecimento técnico em programação, sendo o menos aconselhável para quem trabalha em Marketing, por ser necessário recorrer sempre a um programador. Além de que a implementação do script do pixel e dos respetivos scripts de eventos de conversão, prejudicam a experiência do utilizador, afetando a velocidade de carregamento do website.

Implementação através de um plugin

  • É o método mais simples, basta instalar um plugin no backoffice do website, recomendamos o pixelyoursite. A integração do pixel através deste plugin é automática, não sendo necessário configurar eventos de conversão. Contudo, não é possível criar eventos personalizados, sendo apenas possível utilizar conversões padrão, o que acaba por ser uma desvantagem, tendo menos controlo nas conversões que queremos medir.

Configuração através do Google Tag Manager

  • Esta configuração é de dificuldade média, não requer conhecimento em programação, sendo possível um profissional de Marketing realizá-la. Contudo, todos os eventos de conversão têm de ser configurados manualmente, inclusive as conversões padrões, permitindo uma maior flexibilidade e personalização dos eventos de conversão. Este será o método que explicaremos adiante.

Como implementar o Pixel via Google Tag Manager:

1º Passo – Criar conta no Google Tag Manager

2º Passo – aceder ao backoffice do Website (wordpress) e adicionar os códigos do GTM 

3º Passo – Adicionar o template do Facebook Pixel ao workspace

4º Passo – Criar uma tag através do Template do Facebook Pixel

Aceder ao gestor de eventos da sua conta de anúncios e copiar o ID do Pixel e colá-lo na Tag 

Nota: Apenas colar o ID do pixel, não configurar mais nenhum parâmetro.

5º Passo – Criar o trigger do Pixel 

6º Passo – Submeter a tag do Pixel

7º Passo – Verificar o Pixel no website 
Utilizar a seguinte extensão: Meta Pixel Helper

Seguindo este passo a passo torna-se um processo simples e intuitivo, no entanto, se não tem tanta experiência em Marketing Digital ou é empresário autodidata, alguns passos poderão ser mais complicados, tendo de recorrer a um profissional experiente na área

Não deixe a implementação do Facebook Ads Pixel de parte, a sua configuração é crucial para o sucesso das suas campanhas, e por consequência para o sucesso do seu negócio. Comece hoje a medir os resultados dos seus anúncios e a otimizar as suas campanhas de forma eficaz, através da preciosa informação recolhida pelo Pixel.

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