Emojis fazem parte do dia-a-dia online: sejam mensagens ou e-mail não há como evitar a sua popularidade. Sendo a sua utilidade inquestionável resta perguntar: O uso de emojis é apropriado para empresas? A resposta não é tão linear como a pergunta, no entanto existe algumas “regras” que se podem seguir enquanto negócio.
Para utilizar emojis é muito importante de manter-se em linha com a marca a ser comunicada. Cada marca deve de estabelecer um tom de comunicação e seguir-se pelo mesmo, sendo para tal indispensável conhecer a sua audiência.
Ou seja, trata-se mais da devida implementação dos emojis para estar em linha com a comunicação. Um exemplo prático negativo seria o governo português comunicar sobre um tópico sensível, como os incêndios florestais em Portugal e utilizar um emoji de fogo na sua comunicação.
A quantidade de emojis também é bastante importante. A excessiva utilização pode ser negativamente interpretada e facilmente associada a anúncios e spam, sendo prejudicial para a imagem da marca.
Por outro lado, também é possível tirar pontos positivos da utilização de emojis, nomeadamente, a facilidade das marcas humanizarem a sua comunicação, demonstrando sentimentos com que as audiências se podem identificar. É possível exprimir com um simples emoji o tom da mensagem, sentimentos inerentes e podem até ser grandes aliados em humor para as marcas (tudo dentro das suas doses corretas).
Portanto, para responder à questão inicial, sim, emojis podem ser utilizados pelas empresas para comunicação em redes sociais, no entanto, existem várias caraterísticas que devem de ser geridas de forma a poder comunicar da forma correta para públicos diferentes.
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